top of page
  • Foto do escritorEvolutti

Mecanismos de Enfrentamento

Atualizado: 2 de mar. de 2023

São as estratégias que as pessoas costumam usar diante do estresse e / ou trauma para controlar emoções dolorosas ou difíceis. Essas ferramentas emocionais podem ajudar as pessoas a se ajustar a eventos estressantes, ajudando-as a manter seu bem-estar emocional.

 

garota triste, pessoas a repreendendo, sorriso forçado


A diferença entre os mecanismos de defesa e enfrentamento é a consciência.

Os mecanismos de autodefesa ocorrem inconscientemente e com você os percebendo, enquanto os mecanismos de enfrentamento ocorrem por meio de um esforço consciente para ocultar algo. A razão pela qual trago essa diferença entre mecanismos de autodefesa e mecanismos de enfrentamento é que, às vezes, você tem se envolvido em um tipo de comportamento por tanto tempo que parece que é inconsciente.


Veja alguns exemplos:

  • Apoio: Buscar apoio externo em vez de auto isolar e internalizar os efeitos do estresse pode reduzir muito os efeitos negativos de uma situação difícil.


  • Relaxamento: qualquer quantidade de atividades relaxantes pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse.


  • Resolução de problemas: Este mecanismo de enfrentamento envolve a identificação de um problema que está causando estresse e, a seguir, desenvolver e colocar em ação algumas soluções potenciais para gerenciá-lo com eficácia.


  • Humor: Fazer pouco caso de uma situação estressante pode ajudar as pessoas a manter a perspectiva e evitar que a situação se torne insuportável.


  • Atividade física: os exercícios podem servir como uma forma natural e saudável de alívio do estresse.

O porém é que nem todas são saudáveis. O que pode parecer uma solução temporária ou algo que você só faz em certas situações pode ser um mecanismo de enfrentamento prejudicial. Aqui estão alguns exemplos que todos nós provavelmente faremos em algum momento da nossa vida.

Mecanismos que não fazem bem:







24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page