top of page
  • Foto do escritorEvolutti

Você sabe o que é Positividade Tóxica?

Atualizado: 2 de mar. de 2023

É a crença de que não importa o quão terrível ou difícil seja uma situação, as pessoas devem manter uma mentalidade positiva. Todos nós sabemos que ter uma visão positiva da vida é bom para o seu bem-estar mental. O problema é que a vida nem sempre é positiva. Todos nós lidamos com emoções e experiências dolorosas. O processo de positividade tóxica.

 

garota triste, pessoas a repreendendo, sorriso forçado


Como tudo o que é feito em excesso, quando a positividade é usada para encobrir ou silenciar um sentimento, ela se torna tóxica. Quando não nos permitimos vivenciar certos sentimentos, caímos em um estado de negação e emoções reprimidas. A verdade é que os humanos não são perfeitos. Ficamos com ciúmes, raiva, ressentimento, etc.


Assim, acabamos perdendo a conexão com nós mesmos, tornando difícil para os outros se conectarem e se relacionarem conosco. Podemos parecer inquebráveis por fora, mas por dentro estamos apenas com medo e desejando ser acolhidos. Você já esteve perto de pessoa do tipo "apenas tenha pensamentos felizes"? Se sente em confortável revelar suas emoções profundas que está sentindo? Muito provável que não, mesmo que essa pessoa possa ter as melhores intenções do mundo, a mensagem que ela está enviando sem pensar é: "apenas sentimentos bons são permitidos na minha presença". Consequentemente, você acaba cumprindo as regras implícitas, não podendo ser você mesmo.


Veja alguns exemplos:

  • Escondendo / disfarçando seus verdadeiros sentimentos

  • Tentar "apenas seguir em frente" guardando / esquecendo suas emoções

  • Sentindo-se culpado por sentir o que você sente

  • Minimizar as experiências de outras pessoas com citações ou declarações do tipo "sinta-se bem"

  • Tentar dar uma perspectiva de alguém (por exemplo, "poderia ser pior") em vez de validar a experiência emocional

  • Envergonhar os outros por expressar frustração ou qualquer coisa diferente de positividade

  • Ignorar as coisas que estão incomodando você com um "É o que é"







53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page